Deputados do Podemos regressam à “carteira” após sessão polémica no parlamento
Partido promove indução sobre o regimento da Assembleia da República para reforçar a actuação dos seus parlamentares
Após uma sessão tensa na Assembleia da República, onde um deputado da FRELIMO qualificou os parlamentares do Podemos de “crianças”, alegando que estavam no parlamento apenas para aprender, a bancada do Podemos iniciou neste sábado uma formação interna sobre o regimento e funcionamento da Assembleia da República.
O episódio polémico ocorreu depois de um deputado do Podemos ter acusado a FRELIMO de irregularidades nas últimas eleições. Em resposta, membros da FRELIMO questionaram a credibilidade do partido, afirmando: “Como é que um partido desorganizado vai defender que ganhou eleições?”, e acusando o Podemos de ter “recolhido pessoas nas ruas” para tomarem posse, criticando ainda o que chamaram de “intervenções sem cabimento”.
A formação, que decorre ao longo de três dias, tem como objectivo capacitar os 43 deputados do Podemos — a segunda maior força política na Assembleia — em matérias relacionadas com o regimento interno e outros instrumentos que regem o funcionamento das Assembleias da República e provinciais.
Segundo Ivandro Massingue, porta-voz da bancada do Podemos, o programa visa dotar os deputados de maior conhecimento e confiança nas suas intervenções parlamentares. “Queremos que os nossos deputados sejam mais proactivos, interventivos e capazes de apresentar iniciativas e propostas de lei”, afirmou em entrevista à TV Miramar.
Com esta iniciativa, o Podemos pretende reforçar a sua presença e eficácia na missão de legislar e fiscalizar a actuação do poder executivo.
